XII. ORTOGRAFIA
A ortografia é o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa para a escrita correta das palavras, incluindo o emprego de letras, a pontuação e a acentuação gráfica.
A. Emprego de Letras: Refere-se à escolha correta das letras para representar os fonemas, especialmente em casos onde diferentes letras podem representar o mesmo som ou onde uma letra pode ter diferentes valores fonéticos.
· Casos comuns de dúvida:
§ S/Z: 'casa' (s com som de /z/ intervocálico), 'pesquisa' vs. 'analisar', 'através' vs. 'juízo'.
§ X/CH: 'enxame', 'enchente', 'mexer' vs. 'recauchutar'.
§ J/G: 'viagem' (subst.) vs. 'viajem' (verbo); 'laje', 'traje' vs. 'rabugento', 'sargento'.
§ E/I e O/U: Em final de palavras átonas ('elefante', 'quase'; 'tribo', 'bônus').
§ SS/Ç/C/SC/SÇ/XC: 'progresso', 'cabeça', 'nascer', 'cresça', 'exceção'.
o Uso de Maiúsculas e Minúsculas: Nomes próprios, início de frases, siglas, etc.
o Emprego do Hífen: Casos de prefixação, palavras compostas, encadeamentos vocabulares. As regras foram significativamente alteradas pelo Novo Acordo Ortográfico, e é fundamental verificar qual norma o edital do concurso adota. Regras gerais (pós-Acordo):
§ Usa-se hífen se o prefixo termina com a mesma vogal com que se inicia o segundo elemento (micro-ondas, anti-inflamatório). Exceção: prefixo 'co-' aglutina-se (coordenar).
§ Não se usa hífen se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente (autoescola, aeroespacial).
§ Não se usa hífen se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com consoante (exceto 'r' ou 's') (semprever, anteprojeto).
§ Usa-se hífen se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com 'r' ou 's'. Nesse caso, dobram-se essas consoantes (minissaia, antirracista). Correção: Não se usa hífen e dobram-se o 'r' e o 's' (minissaia, antirracista, ultrassom). O hífen é usado com prefixos como "hiper-", "inter-", "super-" quando o segundo elemento começa com "r" (hiper-realista, inter-regional, super-resistente).
§ Usa-se hífen diante de 'h' (super-homem, anti-higiênico).
§ Prefixos "circum-" e "pan-" usam hífen se o segundo elemento começa com vogal, m, n ou h (pan-americano, circum-navegação).
B. Pontuação:
São sinais gráficos que buscam reproduzir na escrita certas pausas, entonações e a organização lógica do pensamento, contribuindo para a clareza e a coesão do texto.
· Vírgula (,):
§ Isolar vocativo: "Maria, venha cá."
§ Isolar aposto explicativo: "João, meu irmão, viajou."
§ Separar elementos de uma enumeração: "Comprou pão, leite, queijo e frutas."
§ Isolar adjuntos adverbiais deslocados (longos exigem vírgula, curtos é opcional): "Ontem à noite, fomos ao cinema." / "Ontem fomos ao cinema."
§ Separar orações coordenadas assindéticas: "Chegou, sentou, observou."
§ Separar orações coordenadas sindéticas adversativas, conclusivas, explicativas (geralmente antes da conjunção): "Estudou muito, mas não passou." / "Estudou muito, logo deve passar."
§ Isolar orações subordinadas adjetivas explicativas: "O homem, que é mortal, busca a eternidade."
§ Marcar a elipse de um verbo: "Ele prefere cinema; eu, teatro."
§ Separar nome de lugar de data: "Brasília, 05 de junho de 2025."
o Ponto Final (.): Encerrar períodos declarativos ou imperativos.
o Ponto de Interrogação (?): Indicar pergunta direta.
o Ponto de Exclamação (!): Indicar surpresa, emoção, ordem enfática.
o Ponto e Vírgula (;): Pausa maior que a vírgula, menor que o ponto.
§ Separar itens de uma enumeração longa ou com subdivisões internas.
§ Separar orações coordenadas extensas, especialmente se já contiverem vírgulas, ou quando há uma relação de oposição ou consequência sem conjunção explícita.
o Dois Pontos (:):
§ Introduzir uma citação direta: "Ele disse: 'Voltarei logo.'"
§ Introduzir uma enumeração: "Comprei: maçãs, peras e uvas."
§ Introduzir um esclarecimento, explicação ou consequência do que foi dito antes: "O resultado foi um só: a vitória."
o Travessão (—):
§ Indicar a fala de personagem em diálogos.
§ Destacar trechos (função semelhante à da vírgula dupla ou dos parênteses, para apostos, explicações, comentários).
o Parênteses ( ( ) ): Isolar informações acessórias, explicações, comentários, siglas.
o Aspas (" " ou ' '):
§ Indicar citações diretas.
§ Destacar palavras estrangeiras, neologismos, gírias, termos usados com ironia ou em sentido não usual.
§ Indicar títulos de obras (alternativa ao itálico).
o Reticências (...): Indicar interrupção da frase, hesitação, suspense, ou que algo foi suprimido.
C. Acentuação Gráfica: Marcação da sílaba tônica de algumas palavras e diferenciação de timbre ou de homógrafos. As regras são baseadas na terminação das palavras e na posição da sílaba tônica. (Considerando o Novo Acordo Ortográfico)
· Monossílabos Tônicos: Acentuam-se os terminados em -a(s), -e(s), -o(s) (pá, fé, pó, gás, mês, nós).
o Oxítonas: Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens (cajá, café, cipó, também, parabéns).
o Paroxítonas: NÃO se acentuam as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens. Acentuam-se as terminadas em:
§ -i(s): táxi, júri, lápis
§ -u(s): vírus, bônus
§ -l, -n, -r, -x, -ps: amável, hífen, caráter, tórax, bíceps
§ - ã(s), -ão(s): ímã, órfãs, órgão, sótãos (cuidado para não confundir com oxítonas)
§ Ditongo oral (crescente ou decrescente), seguido ou não de -s: história, série, água, jóquei (o Novo Acordo aboliu o acento dos ditongos abertos -ei, -oi em paroxítonas: ideia, heroico, jiboia).
o Proparoxítonas: Todas são acentuadas (lâmpada, médico, matemática).
o Regras Especiais:
§ Hiatos I/U Tônicos: Acentuam-se 'i' e 'u' tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, sozinhos na sílaba ou seguidos de 's', desde que não seguidos de 'nh' e que não sejam repetidos (ii, uu). (sa-í-da, sa-ú-de, fa-ís-ca, ba-la-ús-tre. Mas: rainha, juiz, ainda, xiita).
§ Ditongos Abertos ÉI, ÓI, ÉU: Acentuam-se quando tônicos em monossílabos ou oxítonas (céu, anéis, herói, anzóis). Como visto, não mais em paroxítonas.
§ Acentos Diferenciais:
§ Pôde (verbo poder no pret. perf. ind.) vs. Pode (verbo poder no pres. ind.).
§ Pôr (verbo) vs. Por (preposição).
§ Verbos ter e vir na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo (eles têm, eles vêm) e seus derivados (ele contém/eles contêm, ele intervém/eles intervêm).
Como a Ortografia é Cobrada em Concursos para Professor:
· Identificar palavras grafadas incorretamente (letras, acentos, hífen).
o Justificar o emprego de determinada regra ortográfica, de pontuação ou acentuação.
o Aplicar as regras em frases ou pequenos textos, corrigindo-os.
o Reescrever frases alterando tempos verbais ou estruturas, o que pode implicar mudanças na acentuação ou pontuação.
o Questões específicas sobre as mudanças introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
Dominar esses aspectos da reconstrução textual e da análise linguística é essencial não apenas para um bom desempenho em concursos, mas principalmente para a atuação qualificada como Professor de Língua Portuguesa, capaz de guiar seus alunos na compreensão e no uso eficaz e consciente da nossa rica língua.
I. ORTOGRAFIA
O domínio da Ortografia – que engloba o emprego correto das letras, as regras de pontuação e a acentuação gráfica – é uma competência basilar para qualquer profissional da Língua Portuguesa e um dos temas mais recorrentemente avaliados em concursos para o magistério. A banca IDECAN, em consonância com outras instituições, valoriza o conhecimento e a aplicação precisa dessas normas, que são fundamentais para a clareza, a correção e a credibilidade da escrita formal.
Esta exposição detalhará os principais aspectos da ortografia, sempre com foco na preparação para o seu certame. Salvo indicação contrária no edital, todas as regras aqui apresentadas seguem o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
I. Emprego de Letras
O emprego correto das letras muitas vezes não se baseia em regras fixas, mas no uso consagrado pela etimologia (origem da palavra) e pela tradição da língua. No entanto, algumas regularidades e casos problemáticos merecem atenção especial.
A. Principais Dificuldades e Regularidades:
1. Uso de S / Z: S com som de /z/: Entre vogais (ex: casa, mesa, análise, empresa). Em palavras derivadas de outras que já possuem 's' no radical (ex: analisar de análise). Em sufixos como -ês/-esa (nacionalidade, título – ex: português, baronesa), -isa (ocupação feminina – ex: poet**isa), -oso/-osa (formador de adjetivos – ex: gostoso, famosa). Z: Geralmente em palavras de origem árabe, africana ou tupi, ou em contextos específicos. Em sufixos como -ez/-eza (formadores de substantivos abstratos a partir de adjetivos – ex: rígido → rigidez, belo → bel**eza), -izar (formador de verbos – ex: realizar, atual**izar). Atenção: verbos derivados de palavras com 's' no final do radical mantêm o 's' (ex: pesquisa → pesquisar; aviso → avisar).
2. Uso de X / CH: X: Após ditongo (ex: caixa, peixe, frouxo). Após a sílaba inicial "en-" (ex: enxame, enxoval – exceção: enchente e derivados). Após a sílaba inicial "me-" (ex: mexer, mexicano – exceção: mecha). Em palavras de origem indígena, africana ou aportuguesadas do inglês (ex: xavante, xingar, xampu). CH: Em muitas palavras de uso corrente (ex: chave, chuva, bolch*a*).
3. Uso de J / G: J: Em palavras de origem tupi, africana ou árabe (ex: canjica, jiboia, pajé). Em formas verbais terminadas em -jar (ex: viajar → que eu viaje; arranjar → arranjo). Em palavras derivadas de outras com 'j' (ex: laranja → laranjeira). G: Antes de 'e' e 'i' com som de /ʒ/ (ex: gente, gilete, tigela*). Em palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio (ex: *pedágio*, colégio, prestígio, relógio, refúgio*). Em substantivos terminados em -gem (ex: *viagem**, garagem – atenção: viajem é forma verbal).
4. Uso de E / I e O / U em Posições Átonas: Geralmente é uma questão etimológica e de uso. A pronúncia regional pode influenciar a escrita incorreta. (Ex: anteontem, privilégio, crânio, candeeiro vs. quas**e, impecilho). (Ex: bolacha, mochila, jabuticaba vs. curtir, entupir).
5. Uso de SS, Ç, C, SC, SÇ, XC: SS: Entre vogais, com som de /s/ forte (ex: passado, assunto). Ç: Antes de 'a', 'o', 'u', com som de /s/ (ex: coração, palhaço, açu**de). Nunca inicia palavra. C: Antes de 'e', 'i', com som de /s/ (ex: cedo, cinema); antes de 'a', 'o', 'u' com som de /k/ (ex: casa, corpo, curso). SC / SÇ / XC: Dígrafos com som de /s/ (ex: nascer, cresça, exceção).
6. Uso de H: Inicial: Quando etimológico, não tem valor fonético (ex: hoje, homem, herói). Medial: Nos dígrafos ch, lh, nh (ex: chave, filho, ninh*o*). Interjeições: (ex: Ah!, Oh!).
7. Uso de Maiúsculas e Minúsculas: Maiúsculas: Início de períodos, nomes próprios (pessoas, lugares, instituições, festividades, títulos de obras), siglas, após certos sinais de pontuação. Minúsculas: Nomes comuns, meses do ano, dias da semana, estações do ano (salvo em contextos específicos ou início de frase).
II. Pontuação
A pontuação é o conjunto de sinais gráficos que têm como objetivo principal organizar a escrita, indicar pausas e entonações, delimitar unidades sintáticas e semânticas, e contribuir para a clareza e a expressividade do texto.
A. Emprego dos Principais Sinais:
1. Vírgula (,): Sinal mais complexo, com múltiplas funções.
o Usos Principais:
§ Isolar o vocativo: Ex: "Ana, traga o livro."
§ Isolar o aposto explicativo: Ex: "Pedro, meu vizinho, viajou."
§ Separar elementos de uma enumeração: Ex: "Comprei pão, queijo, leite e frutas."
§ Isolar adjuntos adverbiais deslocados (especialmente os longos; para os curtos, pode ser opcional): Ex: "Naquela manhã fria de inverno, todos ficaram em casa."
§ Separar orações coordenadas assindéticas (justapostas): Ex: "Cheguei, vi, venci."
§ Separar orações coordenadas sindéticas (exceto as aditivas iniciadas por "e" que ligam sujeitos diferentes ou quando "e" tem valor adversativo): Ex: "Estudou muito, mas não passou." / "Ele saiu, e a casa ficou vazia." (sujeitos diferentes)
§ Isolar orações subordinadas adjetivas explicativas: Ex: "O homem, que é um ser racional, busca respostas."
§ Marcar a elipse (omissão) de um verbo: Ex: "Ele gosta de futebol; eu, de vôlei." (omissão de "gosto")
§ Separar local e data: Ex: "Brasília, 5 de junho de 2025."
§ Isolar expressões explicativas ou retificadoras como isto é, ou seja, por exemplo, aliás, digo, etc.
o Usos Proibidos (erros comuns):
§ Nunca entre o sujeito e o predicado.
§ Nunca entre o verbo e seus complementos diretos (objeto direto, objeto indireto, predicativo).
2. Ponto Final (.): Encerrar períodos declarativos, imperativos e, por vezes, interrogativos indiretos. Indicar abreviaturas.
3. Ponto de Interrogação (?): Marcar perguntas diretas.
4. Ponto de Exclamação (!): Expressar emoções (surpresa, alegria, raiva), ordens enfáticas, interjeições.
5. Ponto e Vírgula (;): Pausa mais forte que a vírgula e mais fraca que o ponto final.
o Separar itens de uma enumeração longa ou de leis, decretos, considerandos.
o Separar orações coordenadas extensas, especialmente se já contiverem vírgulas internamente, ou quando há um forte contraste ou uma relação de consequência não marcada por conjunção. Ex: "O time jogou bem no primeiro tempo; no segundo, contudo, caiu de produção."
6. Dois Pontos (:):
o Introduzir uma citação direta (discurso direto).
o Introduzir uma enumeração.
o Introduzir um esclarecimento, explicação, consequência ou resumo do que foi dito anteriormente. Ex: "O resultado foi este: aprovação em massa."
7. Travessão (—):
o Indicar a fala de personagem em diálogos (substituindo aspas).
o Destacar ou isolar palavras, expressões ou orações explicativas, comentários, intercalações (função semelhante à da vírgula dupla ou dos parênteses, mas com maior ênfase). Ex: "Aquele projeto — uma ideia genial — foi aprovado."
8. Parênteses ( ( ) ): Isolar informações acessórias, explicações, comentários laterais, siglas, indicações bibliográficas.
9. Aspas (" " ou ' '):
o Indicar citações diretas.
o Destacar palavras estrangeiras, neologismos, gírias, arcaísmos.
o Marcar palavras usadas em sentido irônico ou com significado especial.
o Indicar títulos de obras (livros, filmes, artigos – em alguns estilos, itálico é preferível para obras maiores).
10. Reticências (...): Indicar interrupção da frase, hesitação, suspense, omissão de parte de um texto citado, ou sugerir que a ideia continua.
III. Acentuação Gráfica
A acentuação gráfica no português visa a marcar a sílaba tônica de algumas palavras e a diferenciar o timbre de vogais ou a função de palavras homógrafas. As regras atuais são definidas pelo Novo Acordo Ortográfico.
A. Fundamentos:
Sílaba Tônica: A sílaba pronunciada com maior intensidade.
Classificação quanto à Posição da Sílaba Tônica: Oxítona: Última sílaba tônica (café, cipó, armazém). Paroxítona: Penúltima sílaba tônica (cadeira, fácil, vírus). Proparoxítona: Antepenúltima sílaba tônica (lâmpada, médico, matemática).
B. Regras do Novo Acordo Ortográfico:
1. Monossílabos Tônicos: Acentuam-se os terminados em:
o -a(s): pá, gás, lá
o -e(s): pé, mês, fé
o -o(s): pó, nós, só
2. Oxítonas: Acentuam-se as terminadas em:
o -a(s): cajá, estás
o -e(s): café, vocês
o -o(s): cipó, avós
o -em, -ens: também, parabéns, armazéns
3. Paroxítonas: Acentuam-se as que NÃO terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens (que são as terminações das oxítonas acentuadas). Portanto, acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
o -l: fácil, amável
o -n: hífen, pólen (plural: hifens, polens - sem acento)
o -r: caráter, repórter
o -x: tórax, látex
o -ps: bíceps, fórceps
o -i(s): táxi, júri, lápis
o -u(s): vírus, bônus, álbum (plural: álbuns)
o -ã(s): ímã, órfãs
o -ão(s): órgão, sótãos (não confundir com oxítonas terminadas em -ão, como "balão")
o Ditongo oral (crescente ou decrescente), seguido ou não de -s: história, série, água, mágoa, jóquei.
o FIM DO ACENTO em ditongos abertos -EI, -OI em paroxítonas: ideia (antes: idéia), heroico (antes: heróico), jiboia (antes: jibóia), assembleia (antes: assembléia).
4. Proparoxítonas: Todas são acentuadas.
o Exemplo: lâmpada, médico, matemática, sílaba, árvore.
5. Hiatos I / U Tônicos:
o Acentuam-se o 'i' e o 'u' tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, se estiverem sozinhos na sílaba ou seguidos de 's'.
§ Exemplo: sa-í-da, fa-ís-ca, sa-ú-de, ba-la-ús-tre.
o Não se acentuam:
§ Se seguidos de 'nh': ra-i-nha, mo-i-nho.
§ Se formarem sílaba com outra letra que não 's' (l, m, n, r, z): ju-iz, ru-im, sa-ir.
§ Se forem 'i' ou 'u' repetidos (hiatos ii, uu): xiita, vadiice.
§ FIM DO ACENTO em 'i' e 'u' tônicos de paroxítonas, quando precedidos de ditongo decrescente: feiura (antes: feiúra), baiuca (antes: baiúca).
6. Ditongos Abertos ÉI, ÓI, ÉU:
o Acentuam-se quando tônicos em palavras monossílabas ou oxítonas.
§ Exemplo: céu, anéis, herói, chapéu, anzóis.
o (Relembrando: não mais em paroxítonas).
7. Acento Diferencial:
o Obrigatório:
§ pôde (verbo poder no pretérito perfeito do indicativo) vs. pode (verbo poder no presente do indicativo).
§ pôr (verbo) vs. por (preposição).
o Mantido (para diferenciar número):
§ Verbos ter e vir na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: ele tem / eles têm; ele vem / eles vêm.
§ Derivados de ter e vir: ele contém / eles contêm; ele intervém / eles intervêm (oxítonas terminadas em -em/-ens).
o Facultativo (e uso restrito):
§ fôrma (molde) vs. forma (aspecto, maneira). O uso do acento em "fôrma" é para evitar ambiguidade em contextos específicos.
Como o Tema Ortografia é Cobrado pela Banca IDECAN (e em Concursos em Geral). A ortografia (emprego de letras, pontuação e acentuação) é um tópico de presença garantida e, muitas vezes, eliminatório em concursos para Professor de Português. A banca IDECAN segue um padrão de cobrança que exige do candidato conhecimento sólido e aplicado das normas.
1. Emprego de Letras: Questões de múltipla escolha pedindo para identificar a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente ou, inversamente, a que apresenta erro(s) de grafia. Completar lacunas com a forma correta de palavras que frequentemente geram dúvidas (ex: parônimos, homófonos, ou grafias com X/CH, S/Z, J/G). Análise de um conjunto de palavras para identificar aquela que foge a um padrão ortográfico ou etimológico (menos comum, mas possível). Exemplo de questão IDECAN (adaptado): "Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas: (a) excessão, pesquisa, enxame (b) exceção, pesquiza, enchame (c) exceção, pesquisa, enxame (d) excessão, pesquiza, enxame."
2. Pontuação: Identificação da frase corretamente pontuada ou daquela que apresenta erro de pontuação. Justificativa para o emprego de um determinado sinal de pontuação (especialmente a vírgula). O candidato deve conhecer as regras que regem o uso dos sinais. Questões que pedem para substituir ou remover um sinal de pontuação e analisar se a correção gramatical e/ou o sentido são alterados. Análise do efeito de sentido que a pontuação (ou a ausência dela) confere a um trecho. Exemplo de questão IDECAN (adaptado): "No trecho 'O aluno, dedicado e inteligente, passou no concurso.', as vírgulas foram utilizadas para: (a) separar o vocativo (b) isolar o aposto (c) indicar a elipse de um verbo (d) separar orações coordenadas." (Resposta: b, se "dedicado e inteligente" estiver explicando "O aluno" e não for uma sequência de adjetivos simples).
A IDECAN pode apresentar um trecho e pedir para indicar a alternativa que reescreve a pontuação de forma correta ou que melhor expressa uma determinada intenção comunicativa.
3. Acentuação Gráfica:
Identificação da alternativa em que todas as palavras são acentuadas corretamente ou que contém erro(s) de acentuação. Agrupamento de palavras que são acentuadas pela mesma regra gramatical. Justificativa para a acentuação (ou ausência de acento) em palavras específicas, baseando-se nas regras do Novo Acordo. Questões que exploram as mudanças introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico, especialmente em relação aos ditongos abertos em paroxítonas e aos hiatos. Exemplo de questão IDECAN (adaptado): "Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão: (a) pássaro – fácil – saúde (b) café – cipó – também (c) herói – céu – anéis (d) público – música – médico." (Resposta: d - todas proparoxítonas). Outro exemplo: "A palavra 'ideia' não recebe acento gráfico devido à regra que afeta: (a) oxítonas terminadas em ditongo (b) hiatos tônicos (c) ditongos abertos 'ei' em palavras paroxítonas (d) todas as paroxítonas." (Resposta: c).
Dicas Gerais para a Prova da IDECAN: Atenção ao Novo Acordo Ortográfico: É a base para as questões. Certifique-se de que seu estudo está atualizado. Leitura Detalhada dos Enunciados: A IDECAN pode apresentar enunciados que exigem atenção aos detalhes para não cair em "pegadinhas". Verifique se a questão pede a alternativa correta ou incorreta. Foco nas "Exceções" e Casos Problemáticos: As bancas costumam explorar os pontos que mais geram dúvidas nos candidatos. Prática com Provas Anteriores da IDECAN: Esta é, sem dúvida, a melhor estratégia. Permite familiarizar-se com o estilo das questões, o nível de dificuldade e os tópicos mais frequentes dentro de ortografia. Justificativa Mental das Regras: Ao resolver questões, mesmo que a justificativa não seja pedida, tente mentalmente aplicar a regra. Isso solidifica o aprendizado. Não Subestime a Ortografia: Muitos candidatos focam em tópicos mais "complexos" e negligenciam a ortografia, que pode ser decisiva e é um conhecimento fundamental para um professor de Português.
Dominar a ortografia é demonstrar cuidado com a língua escrita e conhecimento das convenções que regem a norma padrão. Para um futuro Professor de Português, essa proficiência é indispensável e será rigorosamente avaliada pela banca IDECAN.
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