VII. SINTAXE
A Sintaxe é uma área da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica entre elas. É fundamental para compreendermos como construímos o sentido ao combinarmos os elementos linguísticos. Vamos explorar os tópicos que você mencionou de forma detalhada:
1. Sintagmas Nominais e Verbais
Um sintagma é uma unidade significativa dentro da oração, constituída por um núcleo (a palavra mais importante do grupo) e seus modificadores ou complementos. Os dois principais tipos de sintagmas que estruturam a oração são o nominal e o verbal.
· Sintagma Nominal (SN):
o Definição: É um sintagma cujo núcleo é um substantivo ou uma palavra com valor de substantivo (pronome substantivo, numeral substantivo, ou qualquer palavra substantivada).
o Estrutura Típica:
§ Núcleo (N): Substantivo, pronome, numeral.
§ Determinantes: Palavras que antecedem o núcleo e o especificam (artigos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos).
§ Modificadores: Palavras ou expressões que qualificam ou restringem o núcleo (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas).
o Funções Sintáticas Típicas: Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, agente da passiva, aposto, vocativo, adjunto adverbial (quando o núcleo é um substantivo indicando circunstância).
o Exemplos:
§ "O menino inteligente" (Núcleo: menino; Determinante: O; Modificador: inteligente) - Pode ser o sujeito da oração.
§ "Ela" (Núcleo: Ela - pronome substantivo) - Pode ser o sujeito.
§ "Comprei um livro interessante sobre história antiga." (Núcleo do SN objeto direto: livro; Determinante: um; Modificadores: interessante, sobre história antiga).
· Sintagma Verbal (SV):
o Definição: É um sintagma cujo núcleo é um verbo ou uma locução verbal. Ele constitui o predicado da oração.
o Estrutura Típica:
§ Núcleo (N): Verbo ou locução verbal.
§ Complementos Verbais: Termos que completam o sentido do verbo (objeto direto, objeto indireto).
§ Adjuntos Adverbiais: Termos que indicam circunstâncias da ação verbal (tempo, lugar, modo, etc.).
§ Predicativo (do sujeito ou do objeto): Termo que atribui uma característica ao sujeito ou ao objeto através do verbo.
o Função Sintática Típica: Predicado da oração.
o Exemplos:
§ "O menino correu rapidamente no parque." (Núcleo do SV: correu; Modificadores/Adjuntos: rapidamente, no parque).
§ "Ela comprou flores para a mãe ontem." (Núcleo do SV: comprou; Complemento: flores; Complemento indireto/Adjunto: para a mãe; Adjunto: ontem).
§ "Os alunos pareciam ansiosos." (Núcleo do SV: pareciam - verbo de ligação; Predicativo do sujeito: ansiosos).
Compreender os sintagmas é essencial para a análise sintática, pois as funções são atribuídas a esses blocos de construção, e não apenas a palavras isoladas.
2. Vozes Verbais
As vozes verbais indicam a relação entre o sujeito da oração e a ação expressa pelo verbo.
· Voz Ativa:
o O sujeito é o agente da ação verbal, ou seja, ele pratica a ação.
o Exemplo: "O jardineiro podou as árvores." (Sujeito agente: O jardineiro)
· Voz Passiva:
o O sujeito é paciente, ou seja, ele recebe a ação verbal. O agente da ação pode estar expresso (agente da passiva) ou não.
o Voz Passiva Analítica: Formada pelo verbo auxiliar ser (ou estar, ficar, etc.) + particípio do verbo principal.
§ Exemplo: "As árvores foram podadas pelo jardineiro." (Sujeito paciente: As árvores; Agente da passiva: pelo jardineiro).
§ Exemplo sem agente: "As árvores foram podadas."
o Voz Passiva Sintética (ou Pronominal): Formada por um verbo na 3ª pessoa (singular ou plural, concordando com o sujeito paciente) + pronome apassivador "se".
§ Exemplo: "Podaram-se as árvores." (Equivale a: As árvores foram podadas).
§ Exemplo: "Aluga-se esta casa." (Equivale a: Esta casa é alugada).
· Voz Reflexiva:
o O sujeito é, ao mesmo tempo, agente e paciente da ação verbal. A ação recai sobre quem a pratica.
o Formada por um verbo + pronome oblíquo átono reflexivo (me, te, se, nos, vos) da mesma pessoa do sujeito.
o Exemplo: "O menino machucou-se." (O menino machucou a si mesmo).
o Voz Reflexiva Recíproca: Indica que a ação é mútua entre dois ou mais elementos que compõem o sujeito. O pronome indica essa reciprocidade.
§ Exemplo: "Os lutadores agrediram-se." (Um agrediu o outro, mutuamente).
§ Exemplo: "Eles se abraçaram longamente."
A transposição de vozes (ativa para passiva e vice-versa) é um exercício comum para verificar a compreensão dessas estruturas.
3. Período Simples
· Definição: É o enunciado que possui apenas uma oração, ou seja, organiza-se em torno de um único verbo ou locução verbal. Também chamado de oração absoluta.
· Análise dos Termos da Oração (Estrutura Interna do Período Simples):
o Termos Essenciais:
§ Sujeito: Termo sobre o qual se declara algo.
§ Tipos de Sujeito:
§ Simples: Um só núcleo. (Ex: "O cão late.")
§ Composto: Mais de um núcleo. (Ex: "O cão e o gato brincam.")
§ Oculto (Desinencial ou Elíptico): Não expresso, mas identificável pela desinência verbal ou pelo contexto. (Ex: "Fomos ao cinema." - Sujeito: Nós)
§ Indeterminado: Existe, mas não se pode ou não se quer identificar.
§ Com verbo na 3ª pessoa do plural sem referente anterior: (Ex: "Telefonaram para você.")
§ Com verbo na 3ª pessoa do singular + pronome "se" (índice de indeterminação do sujeito): (Ex: "Precisa-se de secretárias.")
§ Oração Sem Sujeito (ou Sujeito Inexistente): Com verbos impessoais (fenômenos da natureza, haver no sentido de existir, fazer/ser/ir indicando tempo decorrido ou clima). (Ex: "Choveu muito." / "Havia muitas pessoas." / "Faz frio.")
§ Predicado: Aquilo que se declara sobre o sujeito.
§ Tipos de Predicado:
§ Verbal: Núcleo é um verbo significativo (intransitivo ou transitivo). (Ex: "O menino correu.")
§ Nominal: Núcleo é um nome (predicativo do sujeito), ligado ao sujeito por um verbo de ligação. (Ex: "O menino está feliz.")
§ Verbo-Nominal: Possui dois núcleos: um verbo significativo e um nome (predicativo do sujeito ou do objeto). (Ex: "O menino chegou feliz." / "Considero o trabalho difícil.")
o Termos Integrantes (Completam o sentido de verbos e nomes):
§ Complementos Verbais:
§ Objeto Direto (OD): Completa verbo transitivo direto, sem preposição obrigatória. (Ex: "Comprei um livro.")
§ Objeto Indireto (OI): Completa verbo transitivo indireto, com preposição obrigatória exigida pelo verbo. (Ex: "Gosto de música.")
§ Complemento Nominal (CN): Completa o sentido de um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio, sempre com preposição. (Ex: "Tenho necessidade de ajuda." / "Ele é leal aos amigos.")
§ Agente da Passiva: Termo que pratica a ação na voz passiva analítica, introduzido geralmente por "por" ou "de". (Ex: "O livro foi escrito por mim.")
o Termos Acessórios (Acrescentam informação, mas podem ser omitidos sem prejuízo da estrutura básica):
§ Adjunto Adnominal: Termo que caracteriza ou determina um substantivo. (Ex: "O meu amigo leal chegou." - O, meu, leal são adjuntos adnominais de amigo)
§ Adjunto Adverbial: Termo que indica uma circunstância (tempo, lugar, modo, causa, etc.) ao verbo, adjetivo ou advérbio. (Ex: "Ele chegou ontem à noite rapidamente.")
§ Aposto: Termo que explica, resume, desenvolve ou especifica outro termo de valor substantivo. (Ex: "Dom Pedro II, imperador do Brasil, morreu no exílio.")
o Vocativo: Termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte ou leitor. Não pertence à estrutura sintática da oração (nem sujeito, nem predicado), sendo um termo à parte. (Ex: "Maria, venha cá!")
4. Período Composto
· Definição: É o enunciado que possui mais de uma oração. As orações se articulam por coordenação ou subordinação.
· Período Composto por Coordenação:
o Formado por orações que são sintaticamente independentes entre si, embora semanticamente relacionadas.
o Orações Coordenadas Assindéticas: Justapostas, sem conjunção ligando-as. (Ex: "Vim, vi, venci.")
o Orações Coordenadas Sindéticas: Ligadas por conjunções coordenativas. Classificam-se de acordo com a conjunção:
§ Aditivas: (e, nem, mas também) Ex: "Ele estudou e passou."
§ Adversativas: (mas, porém, contudo, todavia, entretanto) Ex: "Estudou muito, porém não conseguiu a nota."
§ Alternativas: (ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja) Ex: "Ou você estuda, ou não passará."
§ Conclusivas: (logo, portanto, por isso, assim, pois - posposto ao verbo) Ex: "Estudou bastante, logo foi aprovado."
§ Explicativas: (que, porque, pois - anteposto ao verbo) Ex: "Venha logo, que está chovendo."
· Período Composto por Subordinação:
o Formado por uma oração principal (OP) e uma ou mais orações subordinadas (OS), que dependem sintaticamente da principal (ou de outra subordinada) para exercer uma função sintática.
o Orações Subordinadas Substantivas (OSS): Exercem funções sintáticas próprias de um substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo, aposto). Geralmente introduzidas pelas conjunções integrantes "que" e "se".
§ Subjetiva: (Função de sujeito da OP) Ex: "É fundamental [que você estude]."
§ Objetiva Direta: (Função de OD da OP) Ex: "Desejo [que você seja feliz]."
§ Objetiva Indireta: (Função de OI da OP) Ex: "Lembrei-me [de que o prazo terminava hoje]."
§ Completiva Nominal: (Função de CN de um nome da OP) Ex: "Tenho certeza [de que ele virá]."
§ Predicativa: (Função de predicativo do sujeito da OP) Ex: "Meu desejo é [que a paz reine]."
§ Apositiva: (Função de aposto de um termo da OP) Ex: "Só peço uma coisa: [que me deixem em paz]."
o Orações Subordinadas Adjetivas (OSA): Exercem função de adjunto adnominal, caracterizando um substantivo ou pronome da oração principal. Introduzidas por pronomes relativos (que, quem, o qual, cujo, onde, etc.).
§ Restritivas: Restringem ou delimitam o sentido do antecedente. Não são isoladas por vírgulas. Ex: "Os alunos [que estudam] passam." (Apenas os que estudam)
§ Explicativas: Acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente, generalizando-o. São isoladas por vírgulas. Ex: "Os alunos, [que são dedicados], costumam ter bom desempenho." (Todos os alunos são dedicados)
o Orações Subordinadas Adverbiais (OSAdv): Exercem função de adjunto adverbial da oração principal, indicando uma circunstância. Introduzidas por conjunções subordinativas adverbiais.
§ Causais: (porque, como, já que) Ex: "Não fui à festa [porque estava doente]."
§ Comparativas: (como, mais...do que, tão...quanto) Ex: "Ele é tão esperto [quanto o irmão]."
§ Concessivas: (embora, apesar de que, mesmo que) Ex: "[Embora chovesse], fomos à praia."
§ Condicionais: (se, caso, contanto que) Ex: "[Se você estudar], passará."
§ Conformativas: (conforme, como, segundo) Ex: "Tudo ocorreu [conforme o planejado]."
§ Consecutivas: (tão...que, tanto...que, de modo que) Ex: "Ele gritou tanto [que ficou rouco]."
§ Finais: (para que, a fim de que) Ex: "Estudo [para que possa vencer na vida]."
§ Temporais: (quando, enquanto, logo que, assim que) Ex: "[Quando você chegou], eu já estava saindo."
§ Proporcionais: (à medida que, à proporção que, quanto mais...mais) Ex: "[À medida que o tempo passa], mais experiente ficamos."
o Orações Reduzidas: São orações subordinadas que apresentam o verbo em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e não são introduzidas por conjunção ou pronome relativo. (Ex: "[Chegando ao local], avisarei." - Reduzida de Gerúndio Temporal).
5. Concordância Nominal e Verbal
· Concordância Nominal: É a harmonia estabelecida entre o substantivo (ou pronome, numeral substantivo) e os termos que a ele se referem (artigos, adjetivos, numerais adjetivos, pronomes adjetivos), fazendo com que estes últimos flexionem em gênero e número de acordo com o substantivo.
o Regra Geral: O adjetivo, artigo, numeral e pronome concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. (Ex: "As duas meninas estudiosas leram aqueles livros interessantes.")
o Casos Específicos Importantes:
§ Adjetivo posposto a vários substantivos: Concorda com o mais próximo ou com todos (indo para o masculino plural se houver gêneros diferentes). (Ex: "Comprou livro e revista velhos." / "Comprou livro e revista velha.")
§ Adjetivo anteposto a vários substantivos: Concorda com o mais próximo. (Ex: "Velho livro e revista.")
§ Palavras como "obrigado(a)", "mesmo(a)", "próprio(a)", "quite", "anexo(a)", "incluso(a)", "leso(a)" concordam com o nome a que se referem. (Ex: "Ela disse: obrigada." / "Seguem anexas as cópias.")
§ "Meio" (adjetivo = metade) concorda; "meio" (advérbio = um pouco) é invariável. (Ex: "Tomou meia garrafa." / "Ela está meio cansada.")
§ "Bastante" (adjetivo = suficiente) concorda; "bastante" (advérbio = muito) é invariável. (Ex: "Temos provas bastantes." / "Eles estudaram bastante.")
§ Predicativo concorda com o sujeito ou com o objeto.
· Concordância Verbal: É a harmonia estabelecida entre o verbo e seu sujeito, fazendo com que o verbo flexione em número e pessoa de acordo com o sujeito.
o Regra Geral: O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito simples. (Ex: "Nós estudamos." / "O aluno estuda.")
o Casos Específicos Importantes:
§ Sujeito Composto:
§ Anteposto ao verbo: verbo vai para o plural. (Ex: "Pai e filho conversavam.") Se os núcleos forem sinônimos ou em gradação, pode concordar com o mais próximo ou ir para o plural. Se houver pessoas gramaticais diferentes, a 1ª pessoa prevalece sobre a 2ª e 3ª; a 2ª prevalece sobre a 3ª (nós/vós).
§ Posposto ao verbo: verbo pode concordar com o núcleo mais próximo ou ir para o plural. (Ex: "Chegou o pai e o filho." / "Chegaram o pai e o filho.")
§ Expressões partitivas (a maioria de, grande parte de...) + nome no plural: Verbo pode ficar no singular (concordando com a expressão) ou no plural (concordando com o nome). (Ex: "A maioria dos alunos passou/passaram.")
§ Pronomes de tratamento: Verbo na 3ª pessoa. (Ex: "Vossa Excelência decidiu.")
§ Pronome relativo "que": Verbo concorda com o antecedente do "que". (Ex: "Fui eu que paguei.")
§ Pronome relativo "quem": Verbo na 3ª pessoa do singular ou concorda com o antecedente. (Ex: "Fui eu quem pagou/paguei.")
§ Sujeito oracional: Verbo na 3ª pessoa do singular. (Ex: "Convém que todos participem.")
§ Verbos impessoais: Ficam sempre na 3ª pessoa do singular. (Ex: "Havia problemas." / "Faz anos.")
§ Voz passiva sintética ("se"): Verbo concorda com o sujeito paciente. (Ex: "Vendem-se casas." / "Vende-se casa.")
6. Regência Nominal e Verbal
A regência trata da relação de dependência que se estabelece entre um termo regente (que rege, pede um complemento) e um termo regido (que é regido, complementa o anterior), geralmente por meio de uma preposição.
· Regência Nominal:
o Relação de dependência entre um nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio) e seu complemento nominal, que é sempre introduzido por uma preposição exigida pelo nome regente.
o Exemplos:
§ Amor a, por: Tenho amor à pátria / pela pátria.
§ Acessível a: O local é acessível a todos.
§ Bacharel em: Ele é bacharel em Direito.
§ Capacidade de, para: Capacidade de aprender / para o trabalho.
§ Contente com, de, por: Estou contente com o resultado / por vê-lo.
§ Dúvida sobre, em, acerca de: Tenho dúvidas sobre o assunto.
§ Necessário a: A água é necessária à vida.
§ Preferível a: Isto é preferível àquilo.
§ Responsável por: Ele é responsável pela equipe.
· Regência Verbal:
o Relação de dependência entre um verbo e seus complementos (objeto direto, objeto indireto) ou a ausência deles, e a preposição que pode ser exigida para introduzir esses complementos.
o Classificação dos verbos quanto à predicação (e regência):
§ Verbos Intransitivos (VI): Não exigem complemento verbal para ter sentido completo (a ação não transita). Podem ser acompanhados por adjuntos adverbiais. (Ex: "O bebê dormiu.")
§ Verbos Transitivos Diretos (VTD): Exigem um objeto direto (complemento sem preposição obrigatória). (Ex: "Ele comprou um carro.")
§ Verbos Transitivos Indiretos (VTI): Exigem um objeto indireto (complemento com preposição obrigatória exigida pelo verbo). (Ex: "Eu preciso de ajuda.")
§ Verbos Transitivos Diretos e Indiretos (VTDI): Exigem dois complementos: um objeto direto e um objeto indireto. (Ex: "Ele ofereceu flores à namorada.")
§ Verbos de Ligação (VL): Ligam o sujeito a uma característica (predicativo do sujeito), indicando estado ou mudança de estado. (Ex: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar, tornar-se). (Ex: "Ela está feliz.")
o Casos de verbos que mudam de significado com a mudança de regência:
§ Aspirar:
§ VTD (sentido de sorver, inalar): Aspirou o ar puro.
§ VTI (sentido de desejar, almejar - prep. "a"): Aspira ao cargo de diretor.
§ Assistir:
§ VTD (sentido de prestar assistência, ajudar): O médico assistiu o paciente.
§ VTI (sentido de ver, presenciar - prep. "a"): Assisti ao filme.
§ VTI (sentido de caber, pertencer - prep. "a"): Assiste ao prejudicado o direito de recorrer.
§ Visar:
§ VTD (sentido de mirar, apontar; dar visto): Visou o alvo. / Visou o cheque.
§ VTI (sentido de objetivar, ter em vista - prep. "a"): Visa ao sucesso.
§ Querer:
§ VTD (sentido de desejar, ter vontade de): Quero um sorvete.
§ VTI (sentido de estimar, ter afeto - prep. "a"): Quero muito aos meus amigos.
§ Implicar:
§ VTD (sentido de acarretar, ter como consequência): Sua atitude implicará sérias consequências.
§ VTI (sentido de ter implicância com - prep. "com"): Ele implica com o vizinho.
§ Proceder:
§ VI (sentido de ter fundamento): Sua acusação não procede.
§ VTI (sentido de originar-se de - prep. "de"): O mal procede da ignorância.
§ VTI (sentido de realizar, executar - prep. "a"): Procederam aos exames.
o Uso da Crase: O fenômeno da crase (fusão da preposição "a" com o artigo feminino "a(s)", ou com os pronomes demonstrativos "a(s)", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo", ou com o "a" inicial dos pronomes relativos "a qual", "as quais") está intimamente ligado à regência verbal e nominal. Se um verbo ou nome rege a preposição "a" e o termo seguinte admite o artigo "a" (ou é um dos pronomes mencionados), ocorre a crase. (Ex: "Vou à praia." - Verbo ir rege "a"; praia admite artigo "a").
Dominar a sintaxe é fundamental para a produção e interpretação de textos coesos, coerentes e gramaticalmente corretos, habilidades essenciais para qualquer profissional da linguagem, especialmente professores.
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