Tendências Pedagógicas e as Abordagens de Ensino

 


A banca IDECAN costuma cobrar este assunto de forma conceitual, exigindo que o candidato saiba diferenciar as tendências, seus autores, seus métodos e, principalmente, o papel do professor e do aluno em cada uma delas.

Análise do Tema: Tendências Pedagógicas e as Abordagens de Ensino (Foco na Banca IDECAN)

A principal referência para a classificação das tendências pedagógicas no Brasil é o trabalho do autor José Carlos Libâneo. Ele as divide em dois grandes grupos, com base na posição que a educação assume perante a sociedade: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.

·         Tendências Liberais: Entendem que o papel da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme suas aptidões. A escola tem a função de manter o sistema social vigente, adaptando os alunos a ele.

·         Tendências Progressistas: Partem de uma análise crítica das realidades sociais e entendem que o papel da escola é questionar a sociedade e ajudar na sua transformação.

Vamos detalhar cada uma delas.

1. Tendências Pedagógicas LIBERAIS

O termo "liberal" aqui não se refere a algo "mente aberta", mas à doutrina do liberalismo, que defende a primazia do indivíduo e a não intervenção do Estado, mantendo a ordem social.

a) Tendência Liberal Tradicional

·         Foco/Papel da Escola: Preparação intelectual e moral dos alunos. A escola é um centro de transmissão de conhecimento universal e academicista, visto como verdade absoluta.

·         Papel do Professor: É a figura central, o detentor do saber. Ele transmite o conteúdo de forma expositiva, como uma verdade inquestionável. É a autoridade máxima.

·         Papel do Aluno: É um receptor passivo, uma "tábula rasa". Sua função é ouvir, memorizar e reproduzir o conhecimento transmitido, sem questionar.

·         Metodologia: Aulas expositivas, exercícios de repetição, memorização, provas e avaliações classificatórias.

·         Como a IDECAN pode cobrar: Questões que descrevem uma sala de aula com professor no centro, alunos em silêncio e foco na memorização. Podem pedir para identificar a tendência.

b) Tendência Liberal Renovada Progressivista

·         Foco/Papel da Escola: Adequar as necessidades do indivíduo ao meio social. A escola deve ser um ambiente que simula a vida, onde o aluno aprende fazendo. É o movimento da "Escola Nova".

·         Papel do Professor: Deixa de ser o centro para se tornar um auxiliador ou facilitador da aprendizagem. Ele organiza o ambiente e os materiais para que o aluno possa pesquisar e descobrir por si mesmo.

·         Papel do Aluno: É o centro do processo (paidocentrismo). É um ser ativo, curioso, que aprende através da pesquisa, da experimentação e da descoberta.

·         Metodologia: "Aprender fazendo". Foco em pesquisas, projetos, trabalhos em grupo e solução de problemas.

·         Como a IDECAN pode cobrar: A banca adora comparar a Renovada com a Tradicional. Podem apresentar um cenário de aluno-pesquisador, ativo, e pedir para identificar a tendência ou o autor associado (John Dewey).

c) Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva

·         Foco/Papel da Escola: A preocupação central é com a formação da personalidade e o desenvolvimento psicológico do aluno. O mais importante são as questões emocionais e afetivas.

·         Papel do Professor: É um facilitador, um especialista em relações humanas. Ele deve criar um clima de aceitação e confiança para que o aluno se sinta à vontade para se desenvolver. Sua intervenção é mínima.

·         Papel do Aluno: É o centro, mas com foco em seu bem-estar e autoavaliação. Ele busca seu autodesenvolvimento de forma autônoma.

·         Metodologia: Terapia de grupo, aconselhamento. O professor mais escuta do que fala. A avaliação tem pouca importância. O autor principal é Carl Rogers.

·         Como a IDECAN pode cobrar: Podem pedir para diferenciar a Não-Diretiva da Progressivista. A chave é o foco: a Não-Diretiva é psicológica e afetiva; a Progressivista é focada na ação e na pesquisa.

d) Tendência Liberal Tecnicista

·         Foco/Papel da Escola: Preparar "mão de obra" para o mercado de trabalho. A escola é vista como uma empresa que deve produzir indivíduos "competentes" e eficientes, com base no modelo behaviorista (comportamentalista).

·         Papel do Professor: É um técnico, um especialista em aplicar os manuais e procedimentos de ensino planejados por outros (os especialistas). Ele é um executor.

·         Papel do Aluno: É um indivíduo que responde aos estímulos para atingir os objetivos propostos. É moldado para ser eficiente e produtivo.

·         Metodologia: Ensino por objetivos, repetição, exercícios programados, reforço e controle dos resultados. A tecnologia educacional é muito valorizada.

·         Como a IDECAN pode cobrar: É comum associarem essa tendência ao período do regime militar no Brasil. Podem focar no papel do professor como mero técnico e na busca pela eficiência e produtividade, sem crítica.


2. Tendências Pedagógicas PROGRESSISTAS

Buscam a análise crítica da sociedade e a sua transformação.

a) Tendência Progressista Libertadora

·         Foco/Papel da Escola: Promover a conscientização política e a transformação social. A educação não é neutra; ela deve ser um ato político para libertar os oprimidos. O grande nome é Paulo Freire.

·         Papel do Professor: Atua em uma relação horizontal com o aluno. Ele é um coordenador de debates, que problematiza a realidade junto com os alunos.

·         Papel do Aluno: É um sujeito ativo, crítico, que investiga sua própria realidade para transformá-la.

·         Metodologia: Diálogo, investigação dos temas geradores (problemas da realidade dos alunos), problematização e busca coletiva por soluções. Não há transmissão de conteúdo pronto.

·         Como a IDECAN pode cobrar: Paulo Freire é tema certo. A banca pode cobrar os conceitos-chave: "diálogo", "conscientização", "educação bancária" (a crítica de Freire à pedagogia tradicional), "temas geradores".

b) Tendência Progressista Libertária

·         Foco/Papel da Escola: Promover a autogestão. A escola deve ser um espaço de vivência da liberdade e da democracia direta, sem a autoridade imposta.

·         Papel do Professor: É um orientador que se mistura ao grupo. Ele não tem privilégios sobre os alunos; as decisões são tomadas coletivamente.

·         Papel do Aluno: Participa ativamente da gestão da escola e do seu aprendizado. Aprende em grupo, com liberdade para decidir o que e como estudar.

·         Metodologia: Vivência em grupo, autogestão, assembleias, ausência de avaliação formal e de autoridade.

·         Como a IDECAN pode cobrar: A palavra-chave é "autogestão". A banca pode pedir para diferenciar a Libertária da Libertadora. A chave: a Libertadora foca na conscientização política para transformar a sociedade "lá fora"; a Libertária foca na vivência da autogestão "aqui dentro" da escola.

c) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos

·         Foco/Papel da Escola: Difundir os conteúdos universais, mas de forma crítica e inseparável das realidades sociais. É preciso dominar o conhecimento sistematizado para poder lutar por melhores condições de vida.

·         Papel do Professor: É o mediador entre o saber e o aluno. Ele apresenta o conteúdo, mas o relaciona com a prática social e os problemas do dia a dia, ajudando o aluno a desenvolver uma consciência crítica.

·         Papel do Aluno: É um participante ativo. Ele parte de sua prática social, a confronta com o conhecimento sistematizado (o conteúdo) e retorna à sua prática de forma mais consciente e transformadora.

·         Metodologia: Unir a teoria à prática. O professor parte da realidade do aluno, apresenta o conteúdo científico e histórico, e os confronta para que o aluno construa uma nova compreensão da sua realidade.

·         Como a IDECAN pode cobrar: Esta tendência é vista como uma síntese que valoriza tanto o conteúdo (diferente da Libertadora) quanto a crítica social (diferente da Tecnicista). A palavra-chave é "mediação" e a relação "conteúdo-realidade social".

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