LÍNGUA PORTUGUESA

 

 



I. Compreensão e interpretação de textos: Condição de produção e recepção: interlocução, contexto de circulação, propósito comunicativo, graus de parcialidade, fidedignidade das informações, suporte e gênero (tipologia textual e elementos constitutivos e composicionais do texto), uso de diferentes linguagens e seus recursos expressivos nas mídias e tecnologias, valores sociais, humanos, éticos e de diferentes visões de mundo em textos literários; 

II. Processamento e compreensão do texto: tese, opiniões e posicionamentos em textos, inferência de informações, articulação da linguagem verbal e não verbal (recursos multissemióticos e de persuasão em textos multimodais); 

III. Relações entre textos: intertextualidade, hipertextualidade, paráfrase e citação; 

IV. Sequências textuais: relações lógico- discursivas em sequências narrativas e argumentativas. 

V. Análise linguística: Fonética e fonologia: relações entre fonemas e letras, classificação dos fonemas (vogal, semivogal, consoante), encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, divisão silábica/translineação. 

VI. Morfologia e morfossintaxe: função e flexão das classes gramaticais, estrutura e formação de palavras e sentido dos afixos; 

VII. Sintaxe: sintagmas nominais e verbais, vozes verbais, período simples, período composto (coordenação e subordinação), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal; 

VIII. Variação linguística e de registro: variedades linguísticas, preconceito linguístico e uso da língua formal em textos de uso social. 

IX. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, ambiguidade, adequação vocabular, modalizações epistêmicas, deônticas e apreciativas, efeitos de ironia e de humor em textos multimodais. 

X.   Reconstrução da textualidade: coesão lexical e pronominal e coerência. 

XI. Recursos expressivos: sonoros (estrofação e rimas), semânticos (conotação e denotação e figuras de linguagem) e de efeitos de sentido (seleção lexical, hierarquização das informações, construções metafóricas, elaboração do título, jogos de palavras, ocultação ou explicitação de fontes de informação);  

XII. Ortografia: emprego de letras, pontuação e acentuação gráfica;

XIII. A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de Língua Portuguesa.  



 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8. Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Paraíba; Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Tendências Pedagógicas e as Abordagens de Ensino

VII. SINTAXE